quarta-feira, 14 de abril de 2010

CRECHE PARA IDOSOS


O Brasil está se tornando um país de idosos. A pirâmide etária brasileira está se estreitando na base (jovens e adolescentes) e se alargando na ponta, com um significativo aumento do contingente de idosos, cuja expectativa de vida tem ultrapassado os 80 anos. Daí que somos um país jovem mas com muitos idosos! Resulta nisso a melhor qualidade de vida, melhores serviços médicos dispensados aos idosos, e dezenas de outras formas dermatológicas e cirúrgicas para retardar a velhice.

Hoje, quando ia para o trabalho, ao passar por uma rua - que passo sempre, mas nunca havia reparado – observei que em uma casa de repouso para idosos estava escrito “temos creche para idosos, de segunda à sexta”. Isto me chamou a atenção e fiquei imaginando os velhinhos chegando na tal creche, sendo levados pelas mãos de seus filhos e filhas, e quem sabe, até dos netos! Fiquei pensando nessa inversão, pais que levam seus filhos para a creche e lá os deixam para ir trabalhar (necessidades da vida moderna), daqui há alguns anos serão levados pelos filhos do mesmo modo.

Fiquei tentando entender o que significava exatamente uma creche para idosos. Seria porque há um discurso de que o velho volta a ser criança, volta a usar fraldas, não pode mais responder pelos atos, tem que ser tutelado, etc? Vira um incapaz? Será que lá na creche ele vai ter companhia de outros amiguinhos, vai “brincar”, comer e dormir? Fui procurar a definição de uma creche para idosos e encontrei:

“Uma iniciativa que visa oferecer aos idosos um local onde possam passar o dia enquanto seus familiares trabalham. Na creche o idoso tem acompanhamento médico e psicológico”

“Assistir ao idoso em suas necessidades físicas, psíquicas e sociais, sob regime de internato de curta ou longa permanência. Com o objetivo de proporcionar ao idoso, condições dignas de vida, respeitando suas necessidades básicas, conforme o estatuto do Idoso”

E ainda, "Nas creches, os idosos teriam atendimento especial e a companhia de outras pessoas para conversar durante o dia. À noite poderiam reencontrar seus filhos e parentes".

É isso, na creche os idosos teriam companhia para conversar, jogar, ver televisão, enquanto seus familiares trabalham. Dizem ser melhor do que uma casa de repouso, já que podem voltar para casa toda noite. Imagino que, ao chegar em casa, esses idosos, já de banhinho tomado, vão fazer seu lanchinho e depois vão pra cama, porque já conversaram bastante, e seus parentes estarão muito cansados do trabalho para lhes dá ouvido.

Posso estar sendo um pouco crítica e preconceituosa com tais formas de proceder com nossos idosos. Cada um tem sua história e suas necessidades. Essas são as agruras da sociedade moderna. Mas, se parecem facilidades, soa também como indiferenças do mundo moderno.

Sinceramente, espero que nunca tenha que colocar minha mãe ou, eu mesma, vá parar um dia numa creche para idosos.

28 comentários:

  1. Que loucura! Nunca tinha ouvido falar disso. Meu pai tá bem velhinho, seria prático ele passar o dia ocupado e ter alguém cuidando dele, mas também não imagino ele sendo levado para creche.
    Mas definitivamente é a inversão de papéis do mundo moderno.

    ResponderExcluir
  2. Eu me formo em pedagogia no próximo ano e pretendo montar uma creche especializada para os idosos.Meu pai tem 86 anos e é muito difícil cuidar dele,trabalhar,estudar e cuidar dos filhos...mas não colocaria ele em asilo de forma alguma,pois nada se compara ao amor que eu tenho por ele.E a creche é uma alternativa de termos nosso idoso querido sempre perto....

    ResponderExcluir
  3. Maria de Fatima,
    É bom ter teu comentário aqui, pois nos mostra que cada um tem
    visão e objetivos diferentes e é sempre bom compartilhar isso!
    Creio que esse assunto é importante e bastante controverso,
    principalmente quando temos idosos em casa e precisamos
    conciliar trabalho e cuidados deles.
    Valeu e, volte sempre!
    Um abraço
    Goreth

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber onde é tal creche. Tenho procurado por serviços em que possa deixar minha mãe e trabalhar. Se for um lugar em que ela possa ter atenção, fisioterapia, boa alimentação e voltar à noite para ficar em casa, pode ser melhor que deixá-la com alguém que não entenda sua doença - Alzheimer - e suas necessidades.

    ResponderExcluir
  5. Micromegas, obrigada pela sua visita!
    Essa creche que eu vi, fica na Tijuca, na Rua Pereira Nunes, quase chegando na Praça Saens Pena!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Trabalho em uma creche para idosos e, ao contrário do que muitos pensam, eles não são tratados como crianças. A autonomia é sempre preservada, diferentemente com as crianças. Eles chegam toma café da manhã, conversam, fazem artesanatos, almoçam, tomam seus medicamentos, fazem consultas periodicamente (consultas médicas e de enfermagem), dormem,café da tarde, tomam banho, e ainda jantam. é claro que nas atividades (comer, banho, vestir-se) que apresentam dificuldades são auxiliados. O nome "creche" vem da curta permanência em um local de cuidados. Acho que tudo que está sendo criado para ajudar o idoso, com preservação da autonomia, é sempre bem-vindo. Só não fica idoso quem morre jovem.
    Carla (guará - SP)

    ResponderExcluir
  7. eu sou tecnica de enfermagem meu nome e erbenia quero pedir opiniões sobre que eu quero buscar verbas para montar emcada municipio uma creche para acolher idosos que os filhos não tem com quem contar para deixar seu pai, mãe vo´ou qualquer idoso para ir trabalhar e pegar a noite para dormir par que o idoso não venha se sentir rejeitado pela familha ou pela sociedade.

    ResponderExcluir
  8. Sou fisioterapeuta, trabalho só com idosos, e tenho interesse em montar uma creche assim. Mas ao pensar nesse projeto, lembro sempre da minha avó que aos 70 anos começou sentir dores e limitações articulares, eu a aconselhei fazer exercícios e estar sempre em dia com mente e corpo, apos iniciar suas atividades físicas, sua qualidade de vida melhorou muito, de maneira que mantém, até hoje, com seus 90 anos, sua independencia, lucidez e uma vida saudável, enquanto muitos pacientes que eu tenho, com aproximadamente 70 e 80 são extremamente dependentes de suas famílias e de suas dores. Minha intenção na creche é orientar a família, ajudar na qualidade de vida dos idosos, promovendo uma boa convivencia entre todas as partes, incluindo diminuir o índice de idas a hospitais. Agora não podemos nos responsabilizar por aquelas famílias que usam uma creche para idosos como meio de apenas intertê-los durante o dia, para que a noite sintam cansaço suficiente para não "perturbar" seus familiares a noite. Todos tem sua responsabilidade com os idosos, o objetivo da creche é ajudar e nunca de excluir um idoso. Pense nisso tb!

    ResponderExcluir
  9. Ola sou Célia e tambem gostaria montar uma creche para idosos aqui na minha cidade ,amanhã vou começar minha pesquisa sobre as posibilidade de montar uma vou numa palestra no sebrae e vamos ver as possibilidade depois volto aqui e conto o que descobri e seja o que Deus quiser xaú bjs a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celia, você foi à palestra, foi interessante? Você não voltou para comentar o que houve.

      Excluir
  10. Creche para idosos: mude o nome se quiser... é, nos tempos modernos, em que não há mais núcleos familiares enormes, uma questão de respeito ao idoso e ao familiar cuidador. Mas principalmente uma forma de prevenção da institucionalização em hospedagens de longa permanência (os antigos asilos), com consequente depressão, maior possibilidade de quedas e morte!

    ResponderExcluir
  11. Olá, também estou entrando nessa idéia de montar uma "creche para idosos". Gostaria de trocar informações com quem já montou, está montando ou pensando e montar. Acho que inicialmente o custo pé muito alto. Então estou pensando numa abordagem de meio período e voltado para pacientes com independência mais que buscam por melhor qualidade de vida. Posteriormente, penso sim em proporcionar atendimento durante todo o dia para aqueles com maior dependência. Sou terapeuta ocupacional, entou quero oferecer atendimento de estimulação cognitiva, pilates, arteterapia e condicionamento funcional (que pertencem a minha formação pessoal) e contratar um artista plástico para dar aulas de pintura, artesanato e dança.

    Bem, quem quiser trocar maiores informações meu e-mail é karla_yasmine@yahoo.com.br

    vamos nos ajudar galera!!! hehehehehe

    Beijos e boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yasmine! Talvez você já tenha aberto a Creche para Idosos, mas li agora seu post e achei legal, pois estou na pesquisa para abrir uma. Já tenho o projeto, sou Naturopata e pretendo na creche, trabalhar na prevenção. Já atuo na área há mais de 8 anos na grande SP e agora quero abrir a creche no interior de SP, na região de Jundiaí a Itu. Preciso fazer uma pesquisa de intenção para saber se nesta região, ou melhor, onde teria o maior público alvo nesta região para abrir, para não dar com os burros n"água, como dizem. Quem quiser trocar informações, estou no e-mail teka.kawasaki@gmail.com Muito obrigada!

      Excluir
  12. POXA GOSTEI DE DESCOBRIR ESSE BLOG, EU E UMA AMIGA ESTAMOS NA FIRME IDÉIA DE MONTAR UMA CRECHE PRA IDOSOS, ANOTEI AQUI UNS CONTATOS E EM BREVE TO AQUI TROCANDO IDEIAS COM VCS...BEIJOS E BOA SORTE...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal saber que aqui pode ser um local de trocar idéias. Obrigada por deixar seu comentário. Compartilhe sim, suas experiencias. Boa sorte!
      Goreth

      Excluir
  13. gostaria de ter condiçoes de deixar minha mae na creche para eu poder trabalhar ao inves de ficar em casa e tendo que passar nescessidade para ficar junto dela,quem critica é por que não sabe como é dificil ver a sua mae ou pai nao ter uma boa alimentaçao para ter a sua compania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janice, valeu pelo teu comentário. Respondi à essa questão no meu segundo poste sobre o assunto. Leia lá. Volte sempre! Bjs

      Excluir
  14. Olá,
    Por acaso vc conhece alguma creche para idosos em Copacabana?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadia, não sou especializada no assunto, apenas escrevi algo que senti na hora em que vi a creche para idosos. Aqui, varias pessoas já postaram sobre isso. Mas, voce pode procurar tb pelo google. Boa sorte! Volte sempre. Bjs

      Excluir
  15. Boa noite!
    Gostaria de saber o endereço para fazer uma visista

    ResponderExcluir
  16. Oi Jeanne, eu só conheço a que cito no post, que fica na rua Pereira Nunes, Tijuca, Rio de Janeiro. É só vc colocar essa referencias no Google que vc acha. Boa sorte, um beijo
    Goreth

    ResponderExcluir
  17. MEUS PARABENS AOS IDEALIZADORES, NOS ULTIMOS 5 ANOS VENHO COM ESTA IDEIA, SEM TER COMO POR EM PRATICA,POR TER 2 FILHAS PEQUENAS E UMA MAE COM SERIOS PROBLEMAS DE "CABEÇA" E NAO SE AJUDA MUITO, VENHO ME DIVIDINDO COM OUTRA IRMA QUE ME AJUDA, POIS, SOMOS 5 FILHAS VIVAS E SO NOS DUAS QUE NOS REVESSAMOS AOS CUIDADO E AMOR PELA NOSSA MAE, QUE AO LONGO DOS SEUS 70 ANOS CUIDOU DAS 6 FILHAS E AGORA DERAM AS "COSTA" P ELA E PARA NOS, ENFIM DESANABAFO A PARTE, A IDEIA DA CRECHE E MAIS QUE DIGNO, O IDOSO SE SENTE UTIL E OCUPADO AO LONGO DO DIA E NAO FICA ITEDIADO EM UMA CASA SEM TER O QUE FAZER, POIS TODOS EM VOLTA SEM PREPARO NAO DEIXAM FAZER POR MEDO DE SE MACHUCAR OU SIMPLESMENTE NÃO TEM A PACIENCIA DE ESPERAR AS TAREFAS SEREM REALIZADAS NO TEMPO DO IDOSO. GOSTARIA DE CONTATO TELEFONICO PARA UMA VISITA E ME COLOCAR A DISPOSIÇÃO. UM FORTE ABÇ AOS IDEALIZADORES.

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de saber,em média quanto gastaria e o q realmente de inicio é necessário para abrir uma cheche para idosas.Aqui em Salvador ainda não tem e acredito q será muito interessante,já q eu gosto muito das pessoas da 3 idade.Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Fiquei sabendo da creche para idosos através da minha mãe, ela tem 84 anos e passa o dia em casa com o meu pai e o meu tio. Ela ficou super animada com a possibilidade de passar o dia fora de casa, fazendo atividades e conversando com amigos. Comecei a pesquisar porque também achei uma ótima ideia. Não se trata de infantilizarmos nossos pais, mas sim de dar a eles a oportunidade de ter um convívio social maior, não vamos esquecer que muitas vezes o idoso perdeu a maioria de seus amigos e que também passa a ter limitações para sair sozinho, dependendo da boa vontade dos familiares para sair de casa.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito desse blog, minha vó está procurando uma creche de idosos pois não gosta de ficar sozinha a tarde, se vcs conhecem alumas creche para idoso em taboão da serra, Embu das artes, Itapicirica da serra ou um lugar assim por favor me responda se conhecerem....Grata

    ResponderExcluir
  21. Pretendo montar uma na cidade onde moro em breve, pois acho que temos poucas opções no RJ e como minha casa tem 3 quartos, 2 varandas, churrasqueira, piscina e quintal grande, acho que a idéia é ótima, mesmo porque tenho minha mãe e minha sogra que estão nesta fase da vida e que daqui a mais alguns aninhos também estarei. Quem quiser trocar informações, agradeço. Saúde e sucesso para todos!

    ResponderExcluir
  22. Acho que há desconhecimento muito grande de quem postou isso. O estatuto do idoso prevê os centros de convivência e as casas de internação de longa permanência para que sejam adequadamente tratado os nossos idosos. O Brasil tem 21 milhões de idosos em 2014, sendo que alguns com precárias condições de assistência.Essa denominação de "creche" é uma distorção dos espaços, que há muito oferecem cuidados especiais com profissionais qualificados. Há de se falar um paralelo com as creches infantis expandidas no Brasil nos anos 80, naquela ocasião eram consideradas como espaços de" abandono " do filho pela mãe. Na atualidade, estudos apontam que crianças que não vão mais cedo para um espaço de convivência com outras crianças acabam tendo mais dificuldades em diversas áereas ( desde a social até a cognitiva). Agora estão como a falácia do "abandono" dos idosos pelos filhos. Quem tem um familiar idoso que demanda cuidados especiais e dedicação exclusiva sabem bem o quanto de disponibilidade de tempo e recursos precisam ser investidos. Há de se olhar por uma questão mais ampla, na qual responsabilizemos o Estado para a construção desses espaços de melhor qualidade de atenção à saúde do idoso evitando com isso a usurpação do direito constitucional por grupos privados, que aproveitam o momento para entrarem em um mercado ainda muito pouco conhecido pelos brasileiros.

    ResponderExcluir
  23. A intenção foi apenas uma reflexão sobre o tratamento aos idosos na nossa sociedade. Tenho achado super legal que o tema deu o que falar. Eu não conheço muito sobre o assunto, mas espero que nesse espaço vocês possam trocar ideias e conhecimentos.

    ResponderExcluir