sexta-feira, 7 de maio de 2010

ÁFRICA: "UM TIME, UM PAÍS"



Hoje assisti pela tv que a taça da Copa do Mundo, chegou à Africa do Sul para abrir o tour sul-africano. A cidade escolhida foi Khayelitsha, uma das comunidades mais pobre do país, que fica na Cidade do Cabo. Lá vivem cerca de 1 milhão de pessoas, quase todas negras, e um a cada três habitantes acima dos 15 anos tem Aids. Khayelitsha é uma grande comunidade com taxas alarmantes de criminalidade, pobreza e desemprego, resultado de anos da política do Apartheid (uma política de segregação racial que fez milhares de vítimas negras na África) e, que mesmo depois do fim do regime, ainda não conseguiu se libertar do seu passado colonialista e separatista. Uma fila enorme se formou para que os moradores dessa comunidade pudessem ver a taça. A Copa do Mundo na África foi mais uma conquista do ex. presidente sul africano Nelson Mandela, para o seu país tão sofrido!

Em 1995, Mandela utiliza também uma Copa para tentar acabar com o Apartheid . Desta vez é a Copa de Mundo de Rúgbi. E essa história é contada no livro do jornalista Jonh Carlin "INVICTUS - Conquistando o inimigo (Sextante).

Ganhei esse livro de aniversário e adorei quando vi que era sobre Nelson Mandela. Madiba (seu apelido) é o exemplo da persistencia, da luta e da conquista. Depois de 27 anos de cadeia, ele sai, torna-se o primeiro presidente eleito democraticamente e livra o seu povo da terrível política do apartheid, e continua até hoje, lutando pela sua Africa. Desde que comecei a conhecer a história desse homem (ainda na cadeia) nutro uma profunda admiração por ele.

E foi com alegria que comecei a ler o livro que conta como Mandela usou um esporte adorado pelos sul-africanos brancos (os africâneres que queriam matá-lo)e odiado pelos sul-africanos negros (que viam o esporte como símbolo do racismo e da segregação), para unir negros e brancos e acabar com a ideologia racista. O livro não é um biografia de Mandela, mas através dos vários depoimentos de aliados políticos e até de inimigos do grande líder africano, podemos ver que grande homem e estrategista é Mandela. Mesmo os seus inimigos tinham profundo respeito por ele, pois sabiam da sua honradez, e honestidade!

Mandela ficou quase três décadas preso, mas nesse tempo todo articulando politicamente como livrar a Africa de tanto sofrimento. E esse livro nos permite perceber o seu total envolvimento com a causa de seu país.

Leve, apesar de documentar as terríveis atrocidades ocorridas na Africa do Apartheid, há momentos emocionantes e até muito engraçados. E mostra como o esporte pode unir as pessoas das mais diferentes raças, ideologias e classes sociais. Vale a pena ler.

Ainda não vi o filme, mas dizem ser muito bom também!!


"Não falem para suas mentes, falem aos seus corações",
(Nelson Mandela)

Um comentário:

  1. Gostei muito do livro. O filme, como sempre - apesar de bacaninha - não chega perto.


    Jóia seu blog!

    ResponderExcluir