domingo, 1 de agosto de 2010

SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

FÉRIAS (PARTE I)

Como é de conhecimento de quem já visitou esse blog, eu e William adoramos lugares bem pequenos, bem interior e com muita paz.
Gostamos também de cachoeiras, caminhadas, aventuras. Mas, como não ando (literalmente) muito bem, ou seja, estou fisicamente prejudicada, fiquei mais sossegada dessa vez, só curtindo o lugar. William ainda se arriscou a caminhar um pouco mais!

Mas onde fomos? Fomos à vários lugares. Todos, cidades do interior de São Paulo. E fechamos - fizemos isso pra não ter um choque muito grande quando chegasse na Dutra (voltar pra real!!) - em uma pousada que fica em uma antiga fazenda original do ciclo do café, início do século XIX, em Barra do Piraí, já no Rio de Janeiro (e essa vale uma nova postagem!)

Bem, começamos em Monteiro Lobato, que antes de ficar famosa por causa do criador de Reinações de Narizinho, se chamava Buquira. É uma pequena região com cerca de 4 mil habitantes apenas (microrregião de São José dos Campos).

É pequena, muito pequena! Pretendíamos até ficar por lá, mas de tão pequena, nem pousada no Centro tem; as mais perto ficam em torno de 4 km do Centro, mais pra dentro da Serra. Bonitinha, mas em meia hora é possível conhecer tudo, inclusive visitar as diversas lojinhas de artesanatos, cujo tema é o Sítio do Picapau Amarelo. Há várias Emílias, Sacis, Narizinhos e outros personagens do Sitio feitos de pano. É claro, eu comprei uma Emília.

É lógico, que estamos no Vale do Paraíba, na região do Café, e na Serra da Mantiqueira, e atividades outsides é o que não falta! Demos uma volta na cidade, conhecemos a igreja matriz (não pode faltar na minha bagagem), o cemitério que fica atrás igreja (não pode faltar na bagagem do William), visitamos as lojinhas de tesanatos e partimos de lá para o Sitio do Picapau Amarelo, o ponte forte do turismo local.
Distante 8km do Centro, pegando a estrada Caçapava_Monteiro Lobato (conhecida também como Estrada do Livro), chegamos lá.
E para quem cresceu vendo todos os dias o sitio pela TV, foi muito legal passear por lá.

Mantida pelos proprietários atuais, é possível visitar toda a propriedade, conhecer os quartos, as salas, a cadeira onde sentou D. Benta, o quarto da Tia Anastácia, a cama que dormiu Monteiro Lobato e passar uma ótima tarde no lindo
quintal, com cachoeira, patos, gansos, galinhas e até algumas redes pra descansar!







Um sonho! Vale a pena conhecer!



Nenhum comentário:

Postar um comentário