terça-feira, 15 de novembro de 2011

NOS ENGENHOS DE PERNAMBUCO - IGUAPE

Há bastante tempo queríamos conhecer os engenhos de acuçar, na região nordeste do país. Pelas nossas leituras (recomendo Antigos Engenhos de Açúcar no Brasil, Fernando Tasso Fracoso Pires) sabemos que não há mais muito deles, pelo menos em bom estado de conservação. Aproveitando uma viagem à Pernambuco para participar de um congresso, aproveitamos para fazer um pequeno roteiro e conhecer o que fosse posssível dessa outra parte da história.
Como a parte de hospedagem fica sempre com William, eu não tinha a menor idéia onde iríamos ficar. Gosto de surpresas!! Só sabíamos que iríamos à Recife (onde ocorreria o congresso), Vicência e Itamaracá.
Descobri assim que cheguei em Recife que ficaríamos 4 dias em um antigo engenho, em
Vicência, na Mata Norte de Pernambuco, longe de tudo e de todos, sem internet e sem celular. Hospedada em uma Casa Grande, com acomodações para turismo rural ecologicamente correto, em contato com a natureza, rodeados de animais.

Mas, a minha grande surpresa e prazer foi conhecer o dono do Engenho Iguape , o Seu Pascoal. Tudo a ver com o lugar, pessoa simples, bom de papo e muito, muito hospitaleiro. Naquele fim de semana (ficamos de sabado à terça-feira) só tinhamos nós, ou seja, uma casa enorme só pra nós, ele e os empregados.
Um imprevisto aconteceu, a empregada principal do engenho ficou doente e sr Pascoal teve que contratar com urgencia uma moça para fazer o serviço, pois nao daria mais tempo de nos avisar e cancelar. Se, de um lado foi ruim para ele, que trabalhou mais, para nós tudo ficou mais intimista, pois ajudei a forrar nossas camas e até pra cozinha eu fui, para fazer café.
Além de muito bom de papo, o sr Pascoal tinha outra qualidade: amar os animais. Gatos, cães, patos, galinhas, pavões e até uma burrinha, transitavam pelo engenho sem nenhum problema ou estranhamento.
E, o que mais me encantou foi ver a Castanha (nome da burrinha) casa a dentro em busca do café da manhã. Além disso , podemos ver galinhas pondos seus ovos por todo lado.

A casa é muito aconchegante, cheia de artesanatos locais, fotos antigas, que contam um pouco da história do lugar, móveis antigos, portas e janela imensas, além de ser bem fresca. Senti até um pouco de frio durante a noite. Acordávamos muito cedo, por isso íamos para a cama cedo também. Durante a noite ouvíamos sons da noite na roça, sons de grilos, e vimos vagalumes, cada vez tão raros.

De manha, é possível caminhar ao redor da propriedade, o próximo engenho fica a quase 2 km. Uma boa caminhada antes do almoço. Ir até a cidade, só de carro, são mais de 7 km de estrada de terra. Para me poupar não encarei a caminhada, fiquei na casa lendo. Aproveitando o silêncio e a paz.
Sr Pascoal nos levou para passear, nos apresentou pessoas (artistas locais) e lugares. Nos contou histórias, de como os engenhos foram substituidos pelas usinas, e como tem lutado para preservar um pouco mais o seu próprio engenho.

Foram 4
dias de muito descanso, tranquilidade e contato com a natureza.

Vale a pena conhecer.



5 comentários:

  1. Falta organização em termos gerais, não tem horário para o almoço e jantar, o proprietário senta-se a mesa com os hospedes, o que está errado, serve-se primeiro,a manteiga e colocada à mesa como vem do supermercado- no pote- pela manhã não tem queijo muito menos a noite, presunto e mussarela nem no sonho, biscoito só salgado e já sem gosto, lanche a tarde só língua com dente, o pão quando não vinha torrado era dormido e amassado, Maria cozinha muito bem, nos tratou muito bem, mas profissional sem ferramenta de trabalho de primeira fica difícil de mostrar seu potencial, mais ela com bastante esforço ainda consegue parabéns. Maria você é 10. O proprietário não pode ver a gente sair de carro para tomar um sorvete, um refrigerante, comer uma pipoca, que ele já se oferece tirando a privacidade do hóspede. Quanto as ofertas de lazer, ordenha não tem, banho nas éguas não tem, pomar não existe, plantação de macaxeira pior, oferecer milho para as aves não te, agora você quer ver o que tem? sapo em grande quantidade até nos quartos e no banheiro comunitário, a noite a gente tem medo de levantar e pisar nos sapos. Uma coisa que mim chocou é que quando sai um hóspede ele fica fazendo criticas e falando mal é horrível e desanimador. No site há ofertas do que não existe, não indicarei para ninguém. Onde já se viu bater na porta do quarto para perturbar o descanso dos hóspedes? fala serio.

    ResponderExcluir
  2. Lindas imagens....tenho uma pagina no face...e gostaria de saber se me autoriza postar algumas dessas fotos em minha pagina....Te darei os créditos...minha pagina é https://www.facebook.com/saudadedointerior?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir
  3. Olá Maria goreth santos, tomei a liberdade e postei algumas fotos sua em minha pagina no facebook....https://www.facebook.com/saudadedointerior?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geraldo Lima, adorei ver minhas fotos em teu site. Super bacana! Vamos trocando idéias!

      Excluir
    2. Obrigado Maria....são fotos são lindas...

      Excluir