sexta-feira, 11 de novembro de 2011

EU TENHO ARTRITE REUMATÓIDE!



Eu tenho artrite reumatóide desde os 4 anos de idade. Tenho 42, portanto, são muitos anos tratando de uma doença crônica que deforma as articulações e limita os movimentos. Aos 24 anos fiz uma artroplastia total de quadril, substituição total das articulações do quadril por prótese (hoje as melhores são de titanio), na época raridade para minha idade, só se fazia quando não havia mais jeito. As próteses tem tempo de vida util em torno de 10 anos, o que significa ter que trocar muitas vezes quando se é muito jovem. Mas, graças a Deus, passados 18 anos, só precisei fazer um pequeno ajuste em uma peça que gastou (como carro, preciso fazer revisão e manutenção anualmente, rsrsrs).

Durante todo esse tempo levo uma vida normal, estudei, viajo muito e trabalho. Faço mais até do que devia, para desespero da minha mãe, que acha que eu abuso. Durante mais de 20 anos a doença deu uma trégua. Eu não tinha mais nenhuma dor ou sintoma da artrite (que é uma doença autoimune), "apenas" as sequelas, ou seja, as deformações e, no último caso a substituição das juntas desgastadas por próteses!

Mas, há uns 3 anos atrás tive uma crise e voltei a ter dores, inchaços e vermelhidões nas articulações, e desde então trato com cortisona e metotrexato. E algumas delas, tais como, cotovelo, punho, joelho e tornozelo voltaram a me incomodar bastante.

E os tornozelos são os que mais me incomodam ultimamente (fisica e emocionalmente). Além das dores (as vezes insuportáveis), a dificuldade em andar me deixam doente, pois me limitam e eu odeio limitações. Já tenho viagens agendadas para o proximo ano e preciso dos meus pés bonzinhos!!!

Ontem, fui ao ortopedista (que cuida de mim há 18 anos) e fiquei sabendo que dificilmente escaparei das cirurgias nos pés. Saí de lá bem desanimada e ainda estou (acho que por isso precisei usar o blog para desabafar um pouco).

Sou um pessoa otimista e raramente me deixo desanimar (o que, segundo meu reumatologista, é muito importante, para quem tem esse tipo de doença), mas às vezes sou fraca. E, nesse momento to me sentindo assim. Estou em casa de repouso por 15 dias, e antes da cirurgia, vou experimentar um calçado feito sob medida, para ver se é possível adiar um pouco mais a cirurgia.

Ser otimista o tempo todo às vezes cansa, mas é preciso seguir em frente, já que não tem outra saída. Não sou Pollyana (alguém lembra do jogo do contente?), mas mesmo assim, acredito que sempre há coisas piores. Ainda tenho 2 pés, mesmo que *#%didos (rsrsrs). E, assim, vou andando. Talvez tenha que adiar minha próxima viagem, mas por pouco tempo!!

Meu reumatologista sempre diz que eu preciso contar/compartilhar essas coisas para dar força para outras pessoas que passam pelos mesmos problemas. Reluto um pouco com isso, mas aí vai um pouquinho dessa experiência!!

5 comentários:

  1. Amiga, com certeza vai superar esta fase como superou tantas outras em sua vida. Com sua força e vontade. Hoje sei muito bem como é importante compartilhamos nossa experiências para equilibrar nossas emoções. Não somos super-herois. O improtante é ter fé, e isso sei que tem de sobra. E você ainda tem dois pés com certeza e uma família e muitos amigos que te amam muito. Mas sei que é difícil. Mas como se diz: "Não há mal que sempre dure, nem bem que que nunca acabe."

    ResponderExcluir
  2. Maria, seu reumato tem razão. Hoje estou um pouco deprimida por causa das dores e a leitura me ajudou.
    Me identifiquei muito com você. Tenho 32 anos e senti os primeiros sintomas da artrite reumatoide aos 27 anos, sem nunca ter ouvido falar da doença e chegando a mim muitos comentários preconceituosos, me vi numa situação péssima.
    Atualmente não sofro muitas dores, talvez porque após o diagnostico, fiz uma reflexão na minha vida, e simplesmente parei de tentar agradar o mundo e passei a fazer tudo que tinha vontade. Estudei o que sempre quis, estou trabalhando na minha área e muito feliz. Encontrei o homem da minha vida, que ao contrario da minha familia , não tem preconceitos quanto minhas poucas limitações e ainda me estimula a seguir bem o tratamento. Deus me ajuda muito, e ler seu post me fez ver que há pessoas que tem suas recaídas por causa das dores, mas conseguem viver bem com o que eu chamo de pequeno desafio "extra" da vida.
    Cleide Braga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleide,
      convivo com a artrite desde os 4anos de idade. Já passei por varias fases boas e ruins. Mas, sempre buscando o equilibrio. Passei um bom tempo sem a doença ativa, mas ultimamente ela tem incomodado. Mas, graças a Deus, achei um excelente reumato. Tenho tb um excelente ortopedista. Estou bem assistida nesse sentido. Hj o que tem me incomodado mais são os pés. Estou com mts dores e limitações no pe direito. Em razão disso estou 2 meses de licença no trabalho, de repouso. Mas, a vida continua e eu vou tentando vencer mais essa! Vc é do Rio? Tem outros contatos! Um abraço, Goreth

      Excluir
  3. Eu maria vania ,tenho artrite reumatoide ,eu gostaria de saber mais , e qual tipo de repouso eu tenho de ter ,e se eu posso comer de tudo ou tem algo que eu nao posso comer de jeito nenhum ,por favor me dem alguas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vania, desculpe a demora em responder. Quanto ao repouso eu não sou o melhor exemplo. O meu reumatologista briga comigo dizendo que eu não poupo minhas articulações. Bom, então, o repouso é para poupar as nossas articulações, e aí isso depende de cada um. Quando estou com dor procuro me poupar, se não, vou curtir a vida. Uma dieta rica em alimentos anti-inflamatórios são ótimos. Faça uma pesquisa no google sobre esses alimentos e faça uma dieta rica neles. Já dos inflamatórios devemos fugir. Sei, por exemplo, que o açúcar refinado é um veneno para nós, portanto, fuja do açúcar!

      Excluir