Eu cresci lendo gibis, principalmente a Turma da Mônica! A minha coleção era imensa e eu adorava aquela turminha. O vestido vermelho e pés descalços da Mônica; os cinco fios e espetados cabelos do Cebolinha e, claro, a tloca do "r" pelo "l". O que dizer da Magali, sempre faminta e com um pedaço de melancia. Eu até fui muitas vezes chamada de Magali, por gostar tanto da fruta. A aversão do Cascão por água e por banho rendeu tirinhas hilárias, principalmente quando ele corria de algum temporal. E, o Chico Bento? Com o sotaque caipirês, sempre procurando por uma onça? Quem leu essa turminha, nunca esquece!
Bem, nessa semana fui comprar umas revistas e dei de cara com uma coleção histórica da turminha. É uma série de volumes (com uma caixinha pra guardar), com cinco gibis (Monica, Cebolinha, Cascão, Magali e Chico Bento) com historias antigas. Não resisti e um comprei a caixinha, que já está no número 27.


Eis algumas curiosas mudanças: A Mõnica não dá mais coelhadas no Cebolinha? Lendo sobre o assunto em outros blogs, fiquei sabendo que a Monica foi acusadade bullying, além de agredir os amiguinhos! Tudo bem, ela podia pegar mais leve, mas sem as coelhadas, tem graça?
O Cascão, pelo que entendi, continua sem tomar banho, mas não deseja mais o fim de toda água do planeta (afinal a escassez de água é razão de preocupação mundial) e nem tem mais como herói o Capitão feio, o vilão que queria sujar e poluir a Terra! Tudo bem, podemos passar sem isso. Mas, o Cascão limpinho, não rola!

Quanto a Magali? Tadinha, está sendo acusada de obsessão por comida, e o que é pior, sem engordar. Continua magrinha, magrinha (bulimia?) Ou seja, estimula as crianças a comerem sem parar, sem a preocupação de engordar. Sem querer, está criando obesos. Não sei como a Magali resolveu esse problema. Mas, ela ainda gosta de melancia?
E o Cebolinha? Parece ser o único que passou incólume. Apenas como vítima da Mônica, deve estar levando menos coelhadas agora. Mas, será que ninguém se importou com ele continuar falando "elado". Isso não é prejudicial para as crianças que estão em fase de alfabetização?
Atualizações são necessárias, sem dúvidas. Mas, sem radicalismos! Por que tudo que é radical perde a graça. E, os gibis são para nos divertir, nos levar para outra dimensão, uma dimensão mais leve, bem mais leve.