sexta-feira, 9 de março de 2012

TURMA DA MÔNICA - Politicamente correta?


Eu cresci lendo gibis, principalmente a Turma da Mônica!  A minha coleção era imensa e eu adorava aquela turminha.  O vestido vermelho e pés descalços da Mônica; os cinco fios e espetados cabelos do Cebolinha e, claro, a tloca do "r" pelo "l".  O que dizer da Magali, sempre faminta e com um pedaço de melancia.  Eu até fui muitas vezes chamada de Magali, por gostar tanto da fruta.  A aversão do Cascão por água e por banho rendeu tirinhas hilárias, principalmente quando ele corria de algum temporal.  E, o Chico Bento?  Com o sotaque caipirês, sempre procurando por uma onça?  Quem leu essa turminha, nunca esquece!

Bem, nessa semana fui comprar umas revistas e dei de cara com uma coleção histórica da turminha.  É uma série de volumes (com uma caixinha pra guardar), com cinco gibis (Monica, Cebolinha, Cascão, Magali e Chico Bento) com historias antigas.  Não resisti e um comprei a caixinha, que já está no número 27.  

Há algum tempo comprei uma revista da Mônica, mas nao atentei muito para as diferenças nos gibis atuais.  Quando peguei a primeira revista dessa coleção, a da Mônica, a única coisa que reparei foram os traços dos personagens.  Os de hoje são mais arrendondados, mais bonitinhos, digamos!  Mas, após a primeira história, um adendo foi colocado.  Duas páginas contavam a origem, o ano e o preço do gibi (em Cruzeiros) e, as mudanças necessárias em função do "politicamente correto".  Curioso é que, quando eu comecei a ler a historinha, imediatamente me atentei para isso.  Pois, querendo ou não, há no comportamento da turminha algumas atitudes que não ficariam nada bem hoje em dia.

E, foi curioso ler, em cada gibi da coleção o que cada personagem teve que mudar para se adequar às novas políticas contra qualquer discriminação ou ter uma postura correta em relação ao meio ambiente.  Eu não sei como isso está sendo feito, pois não tenho lido os gibis atuais e, como fiquei curiosa, em breve vou comprar algumas pra ver.

Eis algumas curiosas mudanças:  A Mõnica não dá mais coelhadas no Cebolinha?  Lendo sobre o assunto em outros blogs, fiquei sabendo que a Monica foi acusadade bullying, além de agredir os amiguinhos!  Tudo bem, ela podia pegar mais leve, mas sem as coelhadas, tem graça?

O Cascão, pelo que entendi, continua sem tomar banho, mas não deseja mais o fim de toda água do planeta (afinal a escassez de água é razão de preocupação mundial) e nem tem mais como herói o Capitão feio, o vilão que queria sujar e poluir a Terra!  Tudo bem, podemos passar sem isso.  Mas, o Cascão limpinho, não rola!

O Chico Bento, não mata mais as onças, ao contrário as protege e cuida do meio ambiente. Ótimo, faz todo sentido.  Gostei também de saber que o Mingau (gatinho da Magali) não anda mais nas ruas; caseiro, come patê de atum, ração e dorme numa confortável almofada.

Quanto a  Magali?  Tadinha, está sendo acusada de obsessão por comida, e o que é pior, sem engordar. Continua magrinha, magrinha (bulimia?) Ou seja, estimula as crianças a comerem sem parar, sem a preocupação de engordar.  Sem querer, está criando obesos.  Não sei como a Magali resolveu esse problema.  Mas, ela ainda gosta de melancia?

E o Cebolinha?  Parece ser o único que passou incólume.  Apenas como vítima da Mônica, deve estar levando menos coelhadas agora.  Mas, será que ninguém se importou com ele continuar falando "elado".  Isso não é prejudicial para as crianças que estão em fase de alfabetização? 

Atualizações são necessárias, sem dúvidas.  Mas, sem radicalismos!  Por que tudo que é radical perde a graça.  E, os gibis são para nos divertir, nos levar para outra dimensão, uma dimensão mais leve, bem mais leve.

2 comentários:

  1. O lúdico e o sonho cedem lugar ao chato do mundo políticamente correto somente na teoria, porque na vida prática ainda agimos com pés descalços da Turma da Mônica. E o que dizer dos políticos, os primeiros a dar o mau exemplo de que a fase do politicamente correto é muito chata mesmo. Criança tem de ter o bom exemplo sim, mas tem de ser livre e experimentar o certo e errado pra ficar imune da vida selvagem que a espera. #prontofalei

    ResponderExcluir
  2. alguém atentou para o fato óbvio ululante de o cebolinha é quem pratica bulling com a mônica???

    ResponderExcluir