sexta-feira, 8 de março de 2013

INTERCÂMBIO PÓS 40


Já viajei sozinha várias vezes e não vejo nenhum problema nisso!  Curto poder fazer meus próprios roteiros e segui-los conforme minha disposição. Mas é claro que viajar acompanhada tem suas vantagens, e muitas! Boa companhia para viajar é sempre muito bom.  Boa companhia!!  Aquela que compartilha com você os mesmos interesses numa viagem. No entanto, nunca tinha feito uma viagem internacional sozinha.

Em 2011 resolvi ir à França.  Finalmente, eu ia conhecer a cidade dos meus sonhos: Paris.  Agora eu tinha tempo, férias e dinheiro para poder ficar um mês na Cidade Luz. À princípio havia pedido uma licença de três meses no trabalho (como funcionaria pública tenho esse direito) para estudar.  Com a liberação pretendia passar esses meses em Paris estudando francês e me preparando para um pós-doc.  A solicitação não foi aceita, então, eu só teria o mês das minhas férias.  Resolvi aproveitar esse tempo mesmo para treinar um pouquinho o idioma, o qual ja tinha um bom conhecimento.

Como ia sozinha, fiquei meio apreensiva de ir sem um apoio para qualquer emergência. Um mês em um país distante, sozinha e sem conhecer ninguém era no mínimo, tenso.  Então, resolvi procurar uma agência de intercâmbio.  Um amigo, com mesma idade, já havia tido uma experiência em Londres, gostou e me recomendou uma agência.

Além da sugerida por ele, pesquisei outras, li depoimentos, verifiquei preços, e acabei por contratar os serviços da www.portaldointercambio.com.br, apostando na dica do meu amigo. Fui super bem atendida e orientada.  Coloquei para eles meu objetivo, minhas necessidades e minhas exigências.  Quando tudo estava organizado fui à loja e lá o Philipe, que me atendeu todo o tempo, me passou todos os documentos necessários, endereço da casa onde ia ficar, endereço e horário do curso de francês, além de me mostrar no google maps a localidade do endereço da residência onde ficaria por um mês.  Isso foi super importante, pois, quando cheguei em Paris, acabei orientando o motorista (que não conhecia o endereço) a chegar no lugar, e quando visualizei o prédio, imediatamente me localizei!

Assim viajei.  Não tive nenhum problema na imigração, peguei um táxi no aeoroporto e me dirigi à casa onde ia ficar hospedada. Minha famille accueil era formada por um casal e um adolescente; tinha um quarto só pra mim (exigência minha), com café da manhã e jantar (opção também escolhida por mim). A família possuía roteador, portanto, pude usar o wi-fi sem problemas. Além disso, pagando, tive minhas roupas lavadas e passadas dentro de casa.

Passei a maior parte do tempo em contato com a dona da casa.  Apesar da limitação da língua (só quando cheguei no país verifiquei  como meu francês estava limitado) ela foi sempre muito solícita e educada, a despeito do que falam dos franceses.  

Eu saía cedo para o curso (que era pela manhã) e passava todo o restante do dia conhecendo Paris.  Voltava sempre à noite, morta de cansada.  Jantava, via meus emails e dormia!!

Verifiquei a rotina da casa e respeitei horários e costumes, como respeitar o horário do café da manhã, do jantar, e do banho. Não tive nenhum problema com a família.  Ao contrário, me senti em casa!

Portanto, super indico para quem deseja visitar outro país, conhecer os costumes de uma família nativa, economizar e ter mais segurança.  Pretendo fazer outros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário