segunda-feira, 5 de julho de 2010

TERESINA - Aqui, nem o vento é fresco!!

"Aqui, nem o vento é fresco"; "Terra do sol"; "Em Teresina tem um sol pra cada habitante". É assim, que o pessoal de Teresina brinca com o calor que faz por aqui! E olha que é Julho, e a temperatura é mais amena! Eu, sinceramente, esperava mais calor, mas a não ser que se esteja debaixo do sol, até que está dando pra aguentar bem. Dizem que os meses do "b-r-o- bro" (de setembro a dezembro), são os piores!


Em Teresina não tem muitos pontos turísticos, mas dizem que a gastronomia tem melhorado bastante. A galera diz que aqui só dá pra comer e beber. Os colegas daqui nos levaram, eu e Fernanda, pra conhecermos um restaurante novo. Foi bem interessante!

Ontem, domingo, fomos conhecer o único ponto turístico de Teresina, o "encontro dos rios". O rio Poty encontra-se com rio Parnaíba! Os rios estavam bem baixos, mas deu pra ver bem o encontro dos dois!

Mas foi legal pra conhecer a lenda "Cabeça de Cuia". Trata-se da história de um garoto, Crispim, muito pobre, que com raiva da mãe que só lhe serviu uma sopa rala, lhe arremessou um osso quebrando-lhe a cabeça. Antes de morrer, sua mãe o amaldiçoou dizendo que ele vagaria pelo rio (Parnaíba) dia e noite, com a cabeça em formato de cuia, e que a maldição só acabaria quando ele devorasse 7 virgens de nome Maria.

Passamos também por Poty Velho, onde iniciou-se Teresina. Lá há muitos trabalhos artesanais feito de cerâmica. E, uma pequena igreja Nossa Senhora do Amparo, de 1852.

Há muitas cidadezinhas históricas. Pena, não poder ter mais tempo pra conhecer!

2 comentários:

  1. Adorei o Blog, e mais ainda te conhecer melhor nessa viagem ao centro da terra... hahaha
    Beijocas,
    Fê.

    ResponderExcluir
  2. amei sou de teresina q bom vc ter representado nossa terra calorosa

    ResponderExcluir