quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PARABÉNS, CIDADE MARAVILHOSA!!



Sou Carioca do Maranhão!  Cheguei ao Rio de Janeiro com apenas 8 anos de idade e esta tem sido minha cidade há 35 anos, praticamente toda minha vida.  E, coincidentemente somos do mês de março, fazemos aniversário no mês que as "aguas fecham o verão". 
O Rio é a cidade brasileira mais conhecida no mundo.  Infelizmente, não só pela música "Garota de Ipanema" de Tom Jobim e Vinicius de Morais, e imortalizada por Frank Sinatra; mas também pela violência da cidade!  Mas uma coisa ninguém nega.  O Rio é lindo!  O Rio é uma cidade que contempla praias, montanhas, rios, tem tudo que o turista e o carioca precisam, faça sol ou chuva!  E tem um, povo alegre e festeiro que curte carnaval e futebol.  Então, apesar do problemas, o Rio de Janeiro recebe bem a todos e continua encantando com suas belas paisagens.
Nesse dia do teu aniversário, Rio de Janeiro, te ofereço essa linda poesia de Gilberto Gil.

AQUELE ABRAÇO
O Rio de Janeiro continua lindo
O Rio de Janeiro continua sendo
O Rio de Janeiro, fevereiro e março
Alô, alô, Realengo aquele abraço!
Alô torcida do Flamengo
 (Vasco, Fluminense, Botafogo)*
 aquele abraço
Chacrinha continua balançando a pança
E buzinando a moça, e comandando a massa
E continua dando as ordens no terreiro
Alô, alô, seu Chacrinha, Velho guerreiro
Alô, alô, Terezinha, Rio de Janeiro
Alô, alô, seu Chacrinha, Velho palhaço
Alô, alô, Terezinha, Aquele Abraço!
Alô moça da favela, Aquele Abraço!
Todo mundo da Portela, Aquele Abraço!
Todo mês de fevereiro, Aquele passo!
Alô Banda de Ipanema, Aquele Abraço!
Meu caminho pelo mundo eu mesmo traço
A Bahia já me deu régua e compasso
Quem sabe de mim sou eu, Aquele Abraço!
Pra você que me esqueceu, Aquele Abraço!
Alô Rio de Janeiro
Aquele Abraço!
Todo o povo brasileiro
Aquele Abraço!
 *inserido por mim, pra contemplar a todos!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CRECHES PARA IDOSOS II

Em Abril de 2010, no comecinho da minha carreira de “blogueira” escrevi sobre creche para idosos.  A reflexão veio do momento em que passei na frente de uma clínica que oferecia esse serviço.  O que pensei sobre o assunto está lá no poste http://coisasboasebonitas.blogspot.com/2010/04/creche-para-idosos.html.
 Foi um dos artigos mais acessado e comentado, com concordâncias, críticas, perguntas e muitas dúvidas.  Quanto às dúvidas, muitas não soube responder, pois não sou especialista; apenas dava dicas e ia aceitando os comentários para que outros pudessem ler.  Quanto às críticas à minha visão sobre tais creches, confesso que passei a pensar melhor no assunto, procurando entender quem buscava tais serviços e suas razões.

Eu não tenho a menor dúvida de que há diferentes indivíduos com diferentes intenções.  E, que, portanto, há muitos filhos que simplesmente depositam seus pais em asilos, muitas vezes, precários, pelo simples fato de que estão velhos, dão trabalho e não contribuem com mais nada.  Não é à toa que em 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, cujo objetivo é garantir dignidade ao idoso, punindo quem o maltrata.  A partir daí, os idosos passaram a contar com a Lei para serem melhor cuidados.
 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.741.htm)

Segundo o levantamento do último Censo do IBGE, o número de idosos  passou de 14,8 milhões em 1999, para 21,7 milhões, em 2009.  Revelando um alargamento do topo da pirâmide etária, onde pode ser observado o crescimento da participação relativa da população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passando a 5,9% em 2000 e chegando a 7,4% em 2010.
Isto significa um crescimento da população idosa em um país que ainda não está preparado para recebe-la.   Podemos ver isso no nosso dia-a-dia, no cuidado com a saúde (gastos altíssimos), transportes coletivos (poucos adaptados para melhor servi-la), e poucos lugares adaptados para as limitações dos idosos (com rampas, elevadores, etc).

Não há dúvida que muita coisa já mudou e muitos idosos têm suas agendas lotadas, com diversas atividades patrocinadas pelo governo (por meio de medidas legais), ou mesmo por iniciativa privada, que tem visto nesse grupo ótimas oportunidades de ganho (pacotes de viagens, bailes da terceira idade, e até mesmo empregabilidade).

Estamos vivendo mais.  Se de um lado isso é muito bom, de outro nos coloca um problema.  Quem cuidará de nós quando não pudermos mais fazer isso sozinhos?  Numa sociedade de corre-corres e falta de tempo, com quem deixar os idosos da família? 

É justamente aí que entram as creches especializadas. Uma iniciativa que visa oferecer aos idosos um local onde possam passar o dia enquanto seus familiares trabalham.  Essa tem sido a definição do objetivo das creches.  E, como tudo que é relativo à idosos, é uma idéia nova, que vem se desenvolvendo e crescendo, junto com a necessidade de diversas famílias de encontrar um local mais seguro para deixar seus idosos, enquanto trabalham.

Uma outra alternativa é contratar os Cuidadores de Idosos.  Como ainda é uma profissão nova, há mais dúvidas do que clarezas a respeito dos direitos e deveres de tais profissionais.   Mas é uma alternativa para quem prefere deixar os pais ou avós em casa mesmo.  No entanto, é preciso tomar todo cuidado e procurar profissionais com referencias.


Portanto, quero deixar bem claro, que considero válidas todas as formas de tratar os idosos com o respeito que eles merecem.  De creche à cuidadores, o importante é dar a eles o melhor tratamento possível, pois, como já dizem por aí, temos duas opções: envelhecer ou morrer cedo.  Se queremos envelhecer que envelheçamos com dignidade!

Imagens (direitos autorais)
http://www.fotosmaisimagens.com.br/idosos.html
 http://direitodoidoso.braslink.com/05/estatuto.html
 http://historiaehcpferreira.blogspot.com/2011/05/populacao-coneitos.html
 http://poramor-cuidadordeidosos.blogspot.com/