sábado, 23 de junho de 2012

RIO + 20, EU FUI , E DAÍ?

Hoje é o primeiro dia sem o RIO + 20, a cidade aos poucos volta ao normal.  Descanso merecido de sábado, outras programações, não tem mais circo, "não tem mais brincadeira, ê, José! Não tem mais confusão, ê João!..." o espetáculo já passou !!!  Foi essa a minha sensação!  Muito show, muita encenação, muita mídia e no final, o que ficou? Sempre me preocupo com espetacularização da coisa séria.  Funciona mais ou menos assim:  a realidade é muito dura, vivemos no tempo da felicidade a qualquer preço, por que se preocupar tanto com o futuro, nem vou estar mais lá. Tá bom, vamos pensar um pouco sobre o assunto, mas junto, vamos fazer um showzinho , pois ninguém aguenta tanto problema, sem um espetaculinho!  E assim, a questão séria se perde num monte de imagens, sons, filas, correrias e mídia!  Se a proposta de tantas imagens, palavras e sons era transmitir algo, causar impacto e nos fazer refletir, uma platéia de mais de 200 mil pessoas não te permite isso.  Eu duvido que alguem tenha conseguido ler ou entender cada mensagem das salas que compunham o evento Humanidades no Forte Copacabana.  Eu me senti impactada, não com o que estava exposto, mas com a quantidade de gente que estava ali, não para refletir, mas para ver o espetáculo, tantas vezes exaltado pela grande mídia.  Políticos, autoridades, celebridades, todos querendo um pedacinho dessa platéia! Mas, graças a Deus, há aqueles que acreditam na coisa séria.  E, entre um espetáculo e outro, causaram algum desconforto! Desconforto, claro, pois a sociedade do espetáculo não quer ninguém questionando os seus métodos.  Passeatas, discussões, reflexões, nos acordando para a realidade incomodam muita gente e não dá ibope, pra que mostrar!  Ainda bem, que enquanto o circo passava, haviam aqueles que mostravam que não somos todos marionetes desse sistema que transforma coisa séria em teatro midiático. No que resultou tudo isso?  Um documento pífio, só pra justificar, tanta encenação, tantos gastos, tanta conversa jogada fora.  Coisa séria, vai se empurrando com a barriga.  Vamos curtir a copa, as olimpiadas.
Viva a socidade do espetáculo!!!
https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/252361_10151074759171579_1728781079_n.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário