sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PRECISAMOS DE MAIS GENTILEZA

Essa frase em francês que diz " se cada um fizer suas próprias regras, tudo se desordena", está em todos os ônibus em Paris.  Fiquei na "Cidade Luz"por um mês, e percebi que mensagens desse tipo estavam por toda parte, significando que lá, como aqui, as pessoas estão perdendo cada vez mais a noção de que vivemos em sociedade! Que, para isso, é preciso cumprir determinadas regras, para que possamos viver minimamente em harmonia.

Quando li essa mensagem, me reportei imediatamente para a minha própria cidade! A cada dia, venho percebendo que estamos perdendo a gentileza, o cuidado, o respeito e as regras de sociabilidade.  E, quando tudo fica desregrado, não sabemos o que fazer, como agir, temos medo.  As regras, os costumes nos dão segurança, nos garante um mínimo de confiança.  Por exemplo, se o sinal abre para o pedestre, ele confia naquela mensagem que diz que ele pode seguir; mas quando o motorista não respeita aquele código e avança, ele infringiu não apenas uma lei de trânsito, mas uma regra de sociabilidade, ele desespeitou o outro.  E, aí, como eu, muito ficam na faixa, esperando, até ter certeza que todos os motoristas vão mesmo parar, respeitando as regras do transito.

Há muito tempo um colega de faculdade disse uma coisa que até hoje não esqueço, referindo-se à gentileza do carioca ( Falo do Rio, pois é aqui que moro e tenho liberdade para falar, mas acredito que isso é comum a todas as cidades, pois diz respeito ao comportamento humano!).  Disse ele que a nossa gentileza se limita aos bancos cor de abóbora do metrô. O que ele quis dizer é que só somos gentis quando cedemos os assentos preferenciais para os idosos e pessoas com necessidades especiais.  Se estivermos sentados nos outros bancos, fingimos que não os vemos.  Eles já têm os bancos deles.

E é assim mesmo, outro dia, peguei um metrô cheio e todos os assentos especiais estavam ocupados.  Ninguém, dos outros bancos, me cedeu lugar para sentar!  Eu estou usando bengala por causa das dores nos pés.  Essa tem sido uma atitude corriqueira!!

Essa falta de gentileza me incomoda muito; mas o que me perturba mesmo, é a falta de educação cada vez maior!  Se o  vizinho ouve uma música, todos têm que apreciar o gosto musical dele.  E o que dizer do celular?  Tem coisa mais insuportável do que viva voz de celular dentro de ônibus?  Eu me pergunto se a pessoa é sem noção, ou se é pura falta de educação mesmo!!  Eu custo a acreditar que ela não perceba que está incomodando.

Agora, nos ônibus do Rio, têm circulado uma mensagem pedindo para os usuários de celulares, smartfones e mp3 usarem fones de ouvido.  Ninguém aguenta mais ouvir músicas que não quer ouvir! Já não chega o mal humor do motorista, dos vendedores ambulantes, ainda temos que ouvir tudo quanto é tipo de música?  Parece que está pegando, pois o número de pessoas sem fone tem diminuido.  Graças a Deus!

Esses são apenas alguns exemplos de como a nossa vida fica insuportável quando não somos gentis.  Quando não respeitamos os direitos dos outros; quando não respeitamos os gostos diferentes dos nossos; quando não damos a nossa vez para alguém mais necessitado; quando não seguramos mais a porta para o outro passar; quando não cedemos o lugar.  Atitudes tão simples, mas que fariam tanta diferença! Sejamos mais gentis!




Nenhum comentário:

Postar um comentário