quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O PRIMEIRO MULTIFOCAL NUNCA VOU ESQUECER!!!


Comecei a usar óculos na adolescencia!! Nunca quis usar lentes, não queria mais esse trabalho. Nunca tive problemas com os óculos. A não ser nos dias muito quentes, quando eles escorregam mais no rosto suado. E, quando chove, é um problema. Ainda nao inventaram um parabrisa para óculos.

Sempre os usei para longe (miopia e astigmatismo) e nunca precisei tirá-los para ler. Os troco todo ano, adoro óculos novos.

Mas, no início desse ano começaram os problemas. Eu não conseguia mais ler ou usar o computador com os óculos, estava tendo que tirá-los ou, tendo que olhar por cima deles para poder ler. Ou seja, para ler eu não precisava. Mas aí era um tira e bota infernal. Colocava para ver longe e tinha que tirar para escrever ou ler.

Resolvi voltar no oftalmo e contar do meu desconforto. Ele riu e me disse: "Bem vinda aos problemas dos 40". Em tom de brincadeira é engraçado, mas quando voce se dá conta de que esse é mais um sinal de tua decadencia humana, isso nao tem a menor graça.

Refeito os exames, la vamos nós para as óticas, procurar um belo oculos, que em nada pareça um multifocal. Isso, depois de várias pessoas dizerem que eles são horríveis!! Dá enjoo, que não dá pra descer escada e por aí vai! Enfim, vamos nós.

Chegando na Ótica um belo rapaz, novo e todo simpatico vem me ajudar a escolher meu primeiro multifocal. E ele também sabe que isso é um problema para as que tem mais de 40, não adianta mais esconder a idade, se é essa a intenção. Todo educado ele pergunta: "A senhora já tem um modelo?" Pronto! Senhora, multifocal, voce se sente a idosa com o óculos na ponta do nariz.

Mas, depois de escolher, dentre vários, o mais bonito, e provavelmente um dos mais caros também, mando fazer.

Depois disso, passo a ouvir as recomendações para quem vai usar esse tipo de óculos pela primeira vez. E, um misto de sentimento toma conta da gente. Que sensação mais estranha, é ficar ouvindo que agora voce tem que olhar no centro do óculos, abaixar a cabeça e não mais só os olhos para olhar para o chão ou descer escadas, não olhar mais de soslaio, mas ter que virar a cabeça inteira, feito mulher com burca! Sinceramente? Eu me senti horrível!

Dez dias depois fui buscar meus óculos! Lindo! Como recomendação, só comecei a usar no dia seguinte, pois assim eu acordaria e começaria a usá-lo imediatamente, dando a oportunidade dos meus olhos e meu cérebro se acostumarem mais rapidamente.

Eu comecei bem, não tive problemas com as escadas (segui a orientação, baixando toda a cabeça), mas tive muito enjoo e fiquei ligeiramente tonta. Mas, depois de uma semana de uso, ja estou totalmente adaptada. E, estou adorando não ter mais que tirar e colocar os óculos várias vezes. Mas, que me senti mais velha, me senti! Agora sou multifocal!!