domingo, 3 de abril de 2011

Decisão


Há filmes que mexem com a gente, músicas que nos fazem chorar, perfumes que nos recordam agradáveis momentos e livros que nos fazem refletir e tomar atitudes! Depois de ler "Comer Animais" de Jonathan Safran Foer, olhar um pedaço de carne, ver um Mc Donalds ou um KFC, tem um outro significado para mim.

A gente nunca acredita (ou pelo menos eu, que sempre tenta acreditar o contrário) até onde vai a maldade humana ou, até onde vai a ganância, o fazer tudo pelo lucro! E, se hoje, como lemos a pouco tempo, pais estão querendo devolver os filhos (criados geneticamente) que vieram doentes, como uma mercadoria barata e com defeitos, imagina o que vale a vida de um animal para essas pessoas?

Há páginas no livro que quase não consegui ler, mas sei da veracidade das palavras, pois já tinha ouvido falar de toda essa bárbarie que fazem com os animais, mas nunca quis acreditar. Há filmes citados pelo autor, mas que não verei (não tenho estomago pra isso), pois não preciso ver pra crer!

A crueldade gratuita para com os animais (especificamente os de abate) é desmedida, desnecessária. Ninguém precisa se alimentar ao custo gratuito do sofrimento do animal. Já bastaria o sofrimento da morte, não seria (não é) necessário a humilhação. Os animais são seres como nós. Só porque somos racionais (?!?!?!) não somos melhores.

Não fosse todo o sofrimento desnecessário imposto aos animais de abate, se não nos importasse com isso, ainda assim, teríamos o problema da qualidade do nosso alimento! O livro nos faz refletir sobre como essa carne chega a nossa mesa. A quantidade de hormônios, antibióticos, cocô e xixi que vem junto com a carne (de boi, de frango, de peru, etc) que consumimos. Uma conclusão do autor me alertou: "Estamos comendo doenças"! E a OMS (Organização Mundial da Saúde) sabe disso, mas é pequena diante do lobby das grandes indústrias da carne, e quem paga o preço é o consumidor. Doenças nunca antes existentes, aumento de todo tipo de câncer, alergias cada vez mais graves, gripes como H1N1, todos resultados do tratamento que é dado às carnes pela indústria de criação que só visa o lucro!

Como o autor relatou, é díficil ser indiferente a tudo isso quando se passa a conhecer todo o processo das criações industriais: "Nós não podemos alegar ignorância, apenas indiferença". E essa indiferença é impossível.

Desde o fim da leitura desse livro, ou melhor, desde o ínicio da leitura, não consegui mais consumir carnes. Sei que é uma decisão difícil mudar o hábito alimentar, justificar sua decisão.
O autor coloca uma citação de Martin Luther King Jr, um vegetariano, que nos alerta para nossas posições, que nem sempre precisam de platéia, mas de ética e comprometimento. Diz assim, "é preciso tomar uma posição que não é segura, nem política, nem popular, mas porque a consciência diz que é correta". Eu tomei a minha decisão!

Um comentário:

  1. Goreth, nem todas estas afirmações relatadas no livro estão corretas... palavra de veterinária! rs
    Ainda há muito que melhorar na indústria de alimentos de origem animal,mas infelizmente ela existe porque houve um aumento desenfreado da população. Ou seja, tem que se produzir mais alimentos, em menos tempo, pra alimentar tantas bocas.
    Vi um tempo atrás o documentário Food Inc. (tem no youtube)e ele fala exatamente sobre a indústria da carne e agrícola, mas há um sensacionalismo nisso, pelo menos no que condiz sobre carne, que é o que entendo. Não é exatamente como eles relatam. Cuidado com os radicalismos...
    Se quiser tirar as enormes dúvidas que estão rondando a sua cabeça, estou à disposição!
    Isso é assunto pra muitas horas! rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir