sexta-feira, 10 de setembro de 2010

ECOPREOCUPAÇÃO OU ECOMODA?


Costuma-se dizer que quando o mundo acabar sobrarão as baratas (que sobrevivem a qualquer circustância) e as fraldas descartáveis (que levam de 300 a 400 anos para serem completamente absorvidas pela natureza).E outro dia me dei conta, de que não há uma campanha contra as fraldas descartáveis. De repente, houve uma guerra às sacolas plásticas, mas nas fraldas ninguém toca!

E aí, pensando melhor sobre essas questões (não que eu não pense nelas sempre), em prol do planeta, todos, de repente, de uns anos pra cá, resolvemos ser defensores da natureza. Depois de sugarmos bastante do que ela possuia e nos oferecia, percebemos que ela pode acabar, que estamos acabando com ela. De repente, percebemos que precisamos preservá-la, ou será o nosso próprio fim.

Mas o quanto, ou, o que estamos dispostos a abrir mão?

As mulheres modernas estão dispostas a voltar a lavar fraldas de pano, para evitar a poluição da natureza pelos resíduos deixados pelas fraldas descartáveis?

E o forno de microondas, a maquina de lavar, secar, as tvs de LCDs (que ficam obsoletas semanalmente)? Estamos dispostos a trocar por fornos à lenha, lavar roupas na bacia, secar ao sol?

Sem falar no celular. Alguém pode sobreviver sem um? Só no Brasil há pelo menos 2 celulares para cada habitante. E tem gente que troca de celular quase que mensalmente.
E pra onde vai todo esse lixo tecnológico? Hoje, a maior preocupação de todas as nações?

O Brasil está perto de chegar a 4,5 carros por habitantes. Cidades como São Paulo, já estão fazendo rodízio de carros, por causa dos grandes engarrafamentos. Tem gente que não consegue ir à padaria (ao lado da casa) à pé, ou de bicicleta. Resultado disso: indivíduos acima do peso, sedentários e o pior, uma poluição danada e horas para se chegar ao trabalho.

Esses são muito dos exemplos de que estamos longe de abrir mão de algumas modernidades para "ajudar" a natureza. E isso se chama CONSUMO! Consumimos demais, destruimos nosso ecossistema, e não sabemos depois o que fazer com o lixo.
E aí, vem o modismo. As "ecobags" são o grande barato do momento.

Mas nem tudo está perdido, e há realmente movimentos e pessoas preocupadas com isso. E, já que não é possível deixar de consumir determinados bens, é possível reciclar o lixo produzido por todo esse consumo. E reciclar é muito legal.

Já há roupas sociais, de mesa, cama, banho e até travesseiros feitas de fibras de garrafas pets recicladas; já há fraldas descartáveis ecológicas, sacolas plásticas que se autodestróem com um tempo bem menor. E muitas outras alternativas para quem quer viver de bem com a natureza.
Mas essa mudança só é possível a partir da nossa própria consciência, de uma reciclagem interior, e o apóstolo Paulo já falava disso: "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento" (Romanos 12.1,2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário